quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Um chalé dos sonhos!

A decoração deste pequeno chalé de alvenaria, com detalhes de eucalipto tratado, que fica bem pertinho de uma cachoeira no município da Lapa - PR, ficou toda por minha conta. O princípio de tudo: reciclagem e restauração de objetos e móveis já existentes, guardados antes da construção do chalé. Foram semanas de pura diversão e criatividade à solta!
Veja no que tintas, pincéis, lixas, objetos, tecidos - e muitas ideias resultaram!
 
 
A sala recebeu tinta branca, com destaque para uma parede em vermelho vibrante. Os sofás antigos receberam mantas e almofadas coloridas, e a espreguiçadeira e o puff, tecidos novos, impermeabilizados. Um quadro antigo com moldura de imbuia recebeu flores de madeira e virou espelho. O revisteiro é um calceiro de guarda-roupas restaurado. Quadros da Etna.
 
 
 
O cantinho da sala virou um pequeno escritório, com uma escrivaninha e cadeira de vinte anos restauradas - a cadeira recebeu tinta branca e pátina e o mesmo tecido do puff. A parede, pintada de vermelho, recebeu nichos com objetos de artesanato paranaense, que aparecem também na pequena estante adquirida no comércio local. Mandalas feitas por Marlene Vanin, de Campo Largo, PR.
 
 
 
 
O andar de cima do chalé ficou exclusivo para o quarto de casal. Já na entrada do quarto, acessado por uma escada em caracol, encontra-se o cantinho da leitura, muito apreciado pelos moradores. A poltrona, de mais de trinta anos, foi restaurada e teve o tecido trocado. As cores dos objetos e detalhes do quarto são em tons de liás e beringela, que aparecem aqui e ali. O banquinho foi garimpado no Mercado das Pulgas, em Curitiba, e depois forrado com o mesmo tecido da almofada. A estante é criação da ChrisArte, com armação e tábuas pintadas de branco e verniz acrílico. Moringa comprada na Feirinha do Largo da Ordem, em Curitiba, caixa organizadora do Balarotti e luminária da Etna.
 
 
 
 
 

O quarto de casal tem piso de tábua pintada com sinteko. Repare que as vigas de eucalipto foram deixadas aparentes, para dar um ar rústico compatível com o restante do chalé.  Na parede ao lado da janela, na foto anterior, espelho de madeira trabalhada pintado em pátina branca. Tapete liso e cortinas da Havan, e tapete listrado da Etna. Edredon da Zêlo.
 
 
 
Detalhe da cama recebendo a claridade da janela, um paraíso! Porta-bijus, também da ChrisArte. Acima da cama, as borboletas alegram a parede delimitada pelo forro. Ambos os criado-mudos foram restaurados, e pintados da mesma cor da cama. Abajur da Etna.
 
 
 




 A entrada do quarto tem uma porta com roldanas, com o baú como suporte. É só puxar pra frente ou pra trás para abrir ou fechar a porta do quarto, isolando-o do andar térreo. Logo na entrada, coloquei na parede uma escultura de árvore em madeira, que pintei com tinta acrílica. Tudo ChrisArte.
 
 
Fotos: Chris Minuzzo
 
Área dos fundos: Piso de cimento queimado, eucaliptos, parede azul com prateleiras e plantas. Em cima do tanque, detalhe da paredinha de azulejos antigos. Floreira de janela restaurada com pátina, tudo ChrisArte. A mesinha chama pra conversa e chimarrão. Banquinho da Tok&Stok.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário