quarta-feira, 1 de maio de 2013

Passeio do feriado: História, Cultura e Gastronomia na Colônia Witmarsum, em Palmeira, PR

Neste feriado, resolvemos voltar à Colônia Witmarsum, depois de quase 10 anos. Situada no município de Palmeira, no Estado do Paraná, a Colônia Witmarsum foi formada em julho de 1951 por menonitas que reimigraram da cidade de Witmarsum, no Estado de Santa Catarina e fundaram a nova colônia no Paraná. Os menonitas da Colônia Witmarsum pertencem ao grupo dos menonitas alemães-russos, que tem sua origem na Frísia, no norte da atual Holanda e Alemanha. Graças a um financiamento conseguido junto aos menonitas da América do Norte, foi possível comprar em 7 de junho de 1951 a Fazenda Cancela.
A Colônia Witmarsum ocupa uma área de aproximadamente 7800 hectares e possui  em torno de 1500 habitantes.  Compreende cinco núcleos de povoamento, dispostos em torno de um centro administrativo comercial e social situado na sede da antiga Fazenda Cancela (atual museu Casa Fazenda Cancela), ocupando uma área de aproximadamente 7800 hectares e possui em torno de 1500 habitantes. Sua base econômica reside na agropecuária, desenvolvida sobretudo no setor da pecuária leiteira e plantações de soja e milho. Hoje, Witmarson já construiu um razoável complexo turístico, com deliciosos restaurantes típicos e cafés coloniais com o melhor da cozinha alemã, com destaque para o maravilhoso strudell. Acompanhe abaixo destaques do nosso passeio.
Fotos: Chris Minuzzo.

O mapa turístico

Museu antiga Fazenda Cancela da Colônia Witmarsum
 
Entrada da Confeitaria Kliewer (hummm)
 
Lojinha de artesanato local
 
Lojona de artesanato local
 
Artesanato local
 
Piso de restaurante local
 
Detalhe do forno do restaurante
 
Artesanato local
 
Não resisti... ( Confeitaria Kliewer )

2 comentários:

  1. Que delícia de imagens! Sou apaixonada por placas e amei as que vi. Amo o rústico. Parabéns, seu blog tá uma gostosura! bjs

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, querida Dirce, adoro fazer estes passeios de pesquisa kkkk. Bjus e até!
    Chris

    ResponderExcluir